Projeto Político Pedagógico

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; III - trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica; dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didáticopedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem; VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras; VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras; IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais; X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambientalecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros; XII - utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos; XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

• Atuar no ensino não-formal, até agora pouco explorado, como ensino a distância, educação especial (ensino de Química para portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências e divulgação científica; • Continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica ou quaisquer das subáreas da Química ou Ciências; • Lecionar disciplinas de Química em Instituições de Ensino Superior; • Desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais; • Articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; • Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação; • Atuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão sobre sua atuação, fazendo uso da pesquisa como meio de interpretar os problemas, especialmente os ligados ao processo ensino-aprendizagem, e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos, e atuar em laboratórios de ensino e pesquisa em universidades ou em indústrias químicas.

Com relação à formação pessoal profissional • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação (competência profissional garantida pelo domínio do saber sistematizado dos conteúdos da Química e em áreas afins), com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos de acidentes mais comuns em laboratórios de Química; • Possuir capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos; • Assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de uma atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político; • Identificar os aspectos filosóficos /históricos e sociais que definem a realidade educacional; • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência, a sua natureza epistemológica, compreendendo o seu processo histórico-social de construção; • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;

Com relação à compreensão da Química • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química; • Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade; • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais; • Reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político. 

Com relação à busca de informação e a comunicação e expressão • Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica; • Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro; • Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões etc.); • Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;

Com relação ao trabalho e ensino de Química • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade; • Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático; • Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química; • Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no laboratório; • Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química; • Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem. • Conhecer os fundamentos e a natureza das pesquisas do ensino em Química.

Com relação à formação pedagógica • Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensinoaprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional; • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno; • Identificar o processo de ensino-aprendizagem como processo humano em construção; • Orientar suas escolhas e decisões didáticas por valores democráticos e por pressupostos metodológicos coerentes; • Conhecer, analisar, interpretar e aplicar a legislação; • Refletir de forma crítica em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem; • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de autoridade; • Avaliar situações didáticas, utilizando o conhecimento sobre avaliação, aprendizagem escolar, bem como as situações didáticas envolvidas; • Compreender e utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem;

Com relação à profissão • Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo; • Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade; • Atuar no magistério, em nível de ensino médio e profissional, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; • Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério; • Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros; • Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química; • Assumir conscientemente as tarefas educativas, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

O Curso de Licenciatura em Química, enquanto formador de professores, deverá contemplar a construção e reconstrução dos conceitos científicos, sempre ligados a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Estes professores (alunos) além de assimilar os conhecimentos químicos que fundamentam, devem ser capazes de refletir, criticamente sobre o papel da química no contexto histórico atual, seja no âmbito macro e também no âmbito local. O currículo do Curso de Licenciatura em Química do IFAC - Campus Cruzeiro do Sul está organizado de modo a garantir o desenvolvimento global do discente, desenvolver no educando uma atitude técnico-científica, que o interesse em descobrir, saber o porquê, questionar e propor soluções, devendo esta atitude estar presente em todas as atividades desenvolvidas no curso e ser levada pelo educando para seu âmbito profissional, conforme as diretrizes fixadas pelo Parecer CNE 1.303/2001 e na Resolução CNE 8/2002. Para tanto, as disciplinas de cada período letivo foram pensadas e organizadas com intuito de adaptar-se às distintas realidades regionais, permitindo a inovação permanente e mantendo a unidade e a equivalência dos processos formativos. O currículo será desenvolvido buscando diversas formas de organização metodológicas de ensino, cujas ações promovam aprendizagens mais significativas, a participação, a colaboração e o envolvimento dos discentes na constituição gradual da sua autonomia nos processos de aprendizagem e, além disso, estejam sintonizadas com as exigências e objetivos do curso. Nesse contexto, o estabelecimento de relação direta entre a teoria e prática é extremamente importante, são inseparáveis e fundamentais para a formação do professor, pois é a partir da relação teoria e prática da didática que o professor poderá planejar e entender o processo de ensinoaprendizagem. A prática deve estar baseada na teoria para que articuladas, possam possibilitar uma prática pedagógica crítica e transformadora da realidade. O professor assume um papel de caráter fundamental, pois deverá diagnosticar, de forma adequada, o perfil discente e fazer uso de metodologias que potencialize o processo ensino e aprendizagem, buscando sempre associar a teoria e prática, promovendo a interdisciplinaridade.

Passando a ser um facilitador da construção do conhecimento, dentro e fora da sala de aula, partindo de um olhar sobre os saberes e o contexto socioeconômico e cultural dos seus alunos. No seu fazer pedagógico, o professor deverá estar mais preocupado em formar competências, habilidades e disposições de conduta do que com a quantidade de informações. Desta forma, a interação professor/aluno deve ser compreendida como um aspecto fundamental da organização escolar. De acordo com a Organização Didática Pedagógica - ODP Resolução CONSU/IFAC nº 002/2018, caberá a cada professor definir, em plano de ensino de sua disciplina, as melhores estratégias, técnicas e recursos para o desenvolvimento educacional. As metodologias acolhidas por cada docente deverão constar nos Planos de Ensino das disciplinas e focar nos objetivos do curso, no perfil desejado do egresso e na ementa disposta nesse PPC. Para que tais premissas sejam contempladas, os Planos de Ensino serão submetidos a aprovação periódica do Colegiado do Curso. Ao escolher as estratégias de ensino, sugere-se que elas sejam as mais diversificadas possíveis, sendo que o planejamento acadêmico deve assegurar, em termos de carga horária e de planos de estudos, o envolvimento do aluno em atividades, individuais e em equipe. As estratégias e metodologias deverão ser empregada como forma de incentivar o olhar do discente para outras realidades possíveis, além do contexto atual, conscientizá-lo do seu potencial, enquanto sujeito transformador da sua realidade e mostrar que sua imagem profissional tem sua formação iniciada desde sua vivência em sala de aula e não apenas depois de integralização do curso

METODOLOGIA DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO A abordagem metodológica proposta neste curso de licenciatura exige postura e atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e a construção da autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituirão à docência. Por isso, o eixo condutor do curso conceberá o professor como sujeito de reflexão e pesquisa e o eixo de formação terá a pesquisa como princípio educativo. A pesquisa constitui-se como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, possibilitando que o professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando os múltiplos intervenientes relativos aos processos de aprendizagem, à vida dos alunos e ao contexto sociocultural em que está inserida a escola. Por meio do exercício sistemático da pesquisa, compreendendo os atos de questionar, argumentar e comunicar, o licenciando fará suas aproximações aos processos de produção dos conhecimentos que ensinará, isto é, terá noções básicas dos contextos e dos métodos de investigação usados pelas diferentes ciências, para que não se torne mero repassador de informações. Assim, irá apropriar-se de instrumentos para realizar o levantamento e a articulação de informações e procedimentos necessários para reelaborar continuamente os conteúdos de ensino, contextualizando-os nas situações reais. Tendo por base a concepção metodológica acima exposta, a proposta pedagógica do curso está organizada por núcleos articuladores de saberes, os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade e da contextualização. Essa proposta possibilita a integração entre formação pedagógica e formação específica (em Química) do professor, a realização de práticas interdisciplinares e estudos integradores do currículo. Assim, a estrutura curricular do curso é composta por três Núcleos de Organização dos Conteúdos, conforme elencados a seguir: I. Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais. II. Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, priorizadas pelo projeto pedagógico das instituições, em sintonia com os sistemas de ensino, que, atendendo às demandas sociais; III. Núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular, compreendendo a participação. Conforme obrigatoriedade citados nos documentos oficiais, anteriormente, segue abaixo, na TABELA 1, a divisão dos Núcleos I, II e III (acima conceituados) pormenorizados em disciplinas/atividades e respectivas cargas horárias.

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A avaliação do curso deverá favorecer o aperfeiçoamento da qualidade da educação superior e a consolidação de práticas pedagógicas que venham a reafirmar a identidade acadêmica e institucional, particularmente, o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES - Lei 1086 de 14 de abril de 2004) propõe a integração da Autoavaliação Institucional e a Avaliação do Projeto do Curso com vistas à formação de profissionais-cidadãos responsáveis e com capacidade para atuar em função de transformações sociais. A Avaliação do Curso é organizada de acordo com os princípios estabelecidos e as categorias indicadas no documento “Instrumento de avaliação de cursos de graduação, CONAES/INEP” e implementada pela Comissão Permanente de Avaliação – CPA. De acordo com esse contexto propõem-se dez dimensões de análise que subsidiarão a avaliação do curso e de suas atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IFAC. A periodicidade da autoavaliação é anual e considera as dimensões abaixo estabelecidas pelo SINAES: 1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão 3. Responsabilidade Social da Instituição 4. Comunicação com a Sociedade 5. Políticas de Pessoal 6. Organização e Gestão da Instituição 7. Infraestrutura 8. Planejamento e Avaliação 9. Políticas de Atendimento a Estudantes 10. Sustentabilidade Financeira São avaliados diversos aspectos do curso, dentre eles: a organização didática pedagógica, a atuação do corpo docente e da coordenação do curso, a atuação do NDE e do Colegiado de Curso, as questões relativas ao ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, espaços físicos do Campus, laboratórios e acervo da biblioteca. Essa avaliação tem por objetivo identificar as fragilidades e as potencialidades referentes ao processo de ensino-aprendizagem e, a partir das análises, apresentar ao Colegiado de Curso propostas de melhorias ou adaptações, além de propiciar a existência do processo de autoavaliação periódica do curso. A avaliação favorece a organização do processo de tomada de decisões por parte dos gestores, a melhoria da qualidade das ações praticadas, o cumprimento da missão, a consolidação dos seus princípios e valores, bem como o fortalecimento da imagem e identidade da instituição. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o principal elemento normatizador, ou seja, um documento que contém os principais parâmetros para a ação educativa, fundamentando a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa do curso. É fruto de um processo dinâmico e por isso deve estar em permanente construção, sendo elaborado, reelaborado, implementado e avaliado. Além dos conteúdos técnicos e científicos, o PPC deve garantir a formação global e crítica para os discentes, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Desta maneira, o ensino não pode orientar-se apenas por uma estrutura curricular rígida, baseada no enfoque unicamente disciplinar e conteudista, confinada aos limites da sala de aula. Na dinâmica do curso, busca-se avaliar não somente a aprendizagem de conteúdos pelo aluno, mas também o seu desenvolvimento como ser humano e sua capacidade de empregar novos conhecimentos em seu contexto profissional. Como já mencionado ao longo deste documento, a fim de garantir a diversidade e a pluralidade de ideias e ações que deve existir no processo de oferta de um curso de graduação, todos os indicadores internos e externos serão observados e analisados, na busca de diagnósticos que identifiquem deficiências ou necessidades de atualização do PPC, as quais serão propostas e, se aprovadas conforme os trâmites regimentais definidos serão efetivados e documentados numa nova versão do PPC. O Curso Superior de Licenciatura em Química tem como prática a autoavaliação interna elaborada e realizada por uma ação conjunta entre Coordenação do curso, Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do curso. Este instrumento de avaliação interna do curso envolve aspectos como: gestão do curso, coordenação, infraestrutura, setores de apoio, corpo técnico, corpo docente, prática docente, processo ensino e aprendizagem, atuação discente, acompanhamento do egresso, entre outros. A avaliação do egresso ocorre por meio de pesquisa de acompanhamento com o objetivo de preservar o relacionamento entre a Instituição e seus egressos. O referido acompanhamento pode ser realizado seguindo os seguintes eixos: perfil do egresso, formação continuada e atuação profissional. Essa autoavaliação interna ocorre anualmente e os resultados são objetos de discussão com toda a comunidade visando a melhoria do curso.

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