Projeto Político Pedagógico

O profissional egresso do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet deverá:  Ocupar-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet;  gerenciar projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nos sítios da internet;  atuar com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos;

cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet;  ter postura humanística e ética com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhe permita a compreensão e resolução de problemas;  ser capaz de atuar de forma empreendedora no mundo do trabalho, em iniciativas públicas ou privadas, bem como no terceiro setor

Atuar no projeto e construção de sistemas de software em geral, aplicando os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso para projetar, desenvolver e gerenciar soluções computacionais para a Internet. Desenvolver a comunicação eficiente e eficaz com equipes técnicas a fim de interagir e auxiliar no desenvolvimento de interfaces gráficas, sistemas hipermídia e aplicações computacionais para a Internet, com consciência da necessidade contínua de atualização profissional e de uma constante atitude empreendedora. Utilizar a pesquisa científica como instrumento de construção do conhecimento e de transferência de tecnologia para atender às exigências contemporâneas da sociedade em geral e do mundo do trabalho no campo da Informática.  Adquirir condições para a análise de problemas organizacionais e para usar, de forma adequada e econômica, recursos de hardware e software na sua solução.  Utilizar diferentes linguagens de programação e diferentes Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.  Implementar sistemas de software para Internet baseados nos modelos propostos, compreendendo as principais técnicas para modelá-los, especificá-los e validá-los para diversas necessidades.

Formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local e regional através da produção e aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para o desenvolvimento, atualização e manutenção de sistemas para internet, de acordo com as tendências do mercado atual, posicionandose de maneira competitiva e cidadã no mercado.

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O acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet dar-se-á através do Sistema de Seleção Unificada - SISU. Para tanto, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

A avaliação do desempenho escolar será feita nos termos da Organização Didático- Pedagógica/2013 do IFAC (art. 126 a 134), de forma processual, verificando o desenvolvimento dos saberes teóricos e práticos construídos ao longo do processo de aprendizagem. Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a auto-avaliação. Nessa perspectiva, a avaliação deverá contemplar os seguintes critérios:  Domínio de conhecimentos (assimilação e utilização de conhecimentos na resolução de problemas, transferência de conhecimentos, análise e interpretação de diferentes situações problemas);  Participação (interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas, estudos de recuperação, formulação e/ou resposta a questionamentos orais, cumprimento das atividades individuais e em grupo, externas e internas à sala de aula);  Criatividade;  Autoavaliação (forma de expressão do autoconhecimento do discente acerca do processo do estudo, interação com o conhecimento, das atitudes e das facilidades e dificuldades enfrentadas tendo por base os incisos I, II e III);  Análise do desenvolvimento integral do discente no período letivo;  Outras observações registradas pelos docentes. Nos cursos superiores, será considerado aprovado o discente que obtiver média parcial igual ou superior a 70 (setenta) e tiver, no mínimo, 75% de frequência da carga horária em cada componente curricular/disciplina. O discente submetido à avaliação final será considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior a 50 (cinquenta).

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