Projeto Político Pedagógico

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, espera-se, de maneira geral, que ao final do curso os egressos tenham constituído o seguinte perfil: capacidade de inserção e atuação reflexiva na realidade social, domínio de abordagens científicas sobre o conhecimento produzido na área, distribuídas por semestre.

Esse profissional deve ser sensível primordialmente às questões políticas, sociais e ambientais; ter postura profissional e ética; ser capaz de detectar oportunidades; saber lidar com questões interdisciplinares; possuir alta capacidade de trabalhar em equipe; ser disseminador da cultura científica e tecnológica através de ações que permitam a divulgação do conhecimento científico em diferentes camadas sociais; exercer com clareza o papel do docente no mundo contemporâneo, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Quanto às Habilidades e Competências: nesta proposta, a formação do docente deverá ser feita de maneira formativa em detrimento ao caráter meramente informativo, detectando e desenvolvendo no aluno habilidades que o capacite a atuar em atividades já estabelecidas e também naquelas que se constituem o "desconhecido". Para isso, serão utilizadas as ferramentas adquiridas no curso. Alinhado com o currículo será desenvolvido de forma que o egresso adquira habilidades e competências para:

I. Aplicar conhecimentos, científicos, tecnológicos e instrumentais à docência;

II. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

III. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

IV. Atuar em equipes multidisciplinares;

V. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;

VI. Avaliar o impacto das atividades da docência no contexto social e ambiental;

VII. Avaliar a viabilidade econômica e social de projetos da educação.

A abordagem proposta neste curso de licenciatura exige postura e atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e a construção da autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituirão à docência. Por isso, o eixo condutor do curso conceberá o professor como sujeito de reflexão e pesquisa e o eixo de formação terá a pesquisa como princípio educativo.

A pesquisa constitui-se como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, possibilitando que o professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando os múltiplos intervenientes relativos aos processos de aprendizagem, à vida dos alunos e ao contexto sócio-cultural em que está inserida a escola.

Desse modo, a matriz curricular do curso está organizada por componentes curriculares em regime semestral, distribuídas em três núcleos de organização dos conteúdos: específico, complementar e didático-pedagógico:

·         Núcleo Específico: compreende os conhecimentos das ciências naturais e da física, necessários à formação do cientista natural e físico-educador.

·         Núcleo Complementar: contempla conteúdos de outras áreas de conhecimentos afins e objetiva ampliar a formação profissional.

·         Núcleo Didático-Pedagógico: integra fundamentos filosóficos, sociopolíticos, econômicos e psicológicos da educação, além da didática necessária à formação do professor.

Além dos núcleos de organização dos conteúdos, a matriz curricular do curso contempla o Estágio Curricular Supervisionado e Atividades Complementares.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação - DSGTI - IFAC | Copyright © 2006-2024 - UFRN - celacanto.ifac.edu.br.srv3inst1 28/03/2024 09:02