Projeto Político Pedagógico

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, mais precisamente a Resolução CNE/CP nº 02/2015, espera-se, de maneira geral, que ao final do percurso formativo os egressos de Licenciatura estejam aptos a:

I. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II. Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica, a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes;

III. Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;

IV. Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

V. Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático- pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

VI. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

VII. Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

VIII. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

IX. Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

X. Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XI. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

XII. Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

XIII. Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

 

 

O curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação do Acre - IFAC, através do Campus Cruzeiro do Sul, propõe o desenvolvimento e a apropriação do conhecimento e a inserção dos participantes na compreensão das práticas de ensino básico e profissional em âmbito escolar, favorecendo a fundamentação de uma visão crítica de conhecimentos históricos, pedagógicos, didáticos e metodológicos sobre temas científicos. Também busca contribuir para a construção de novos fazeres e olhares sobre a prática docente em diversas instâncias de atuação possíveis, como escolas, cursos superiores, centros de pesquisa, entre outros.

Desta forma o profissional de ensino superior formado pode atuar na docência da Matemática na educação básica, em programas especiais de formação de jovens e adultos e na educação profissional e tecnológica.

Espera-se que, ao final do curso, o licenciado tenha constituído as seguintes competências:

a) Com relação à formação pessoal

I.  Dominar as técnicas de utilização de laboratórios no campo da Matemática;

II. Analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos;

III.  Assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político;

IV. Compreender a aprendizagem como processo em construção;

V.   Atualizar-se através de formação contínua, por meio da curiosidade e de estudos extracurriculares, individuais ou em grupo, com espírito investigativo, criatividade e iniciativa;

VI. Exercer a profissão respeitando o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos, a partir de uma formação humanística;

VII. Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliar a qualidade dos materiais existentes;

VIII. Atuar como pesquisador no ensino de Matemática.

IX.  Promover e facilitar as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

a)      Com relação à compreensão da Matemática

I.            Compreender os conceitos, leis e princípios da Matemática;

II.         Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;

III.       Reconhecer a Matemática como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político.

b)      Com relação à busca de informação e a comunicação e expressão

 

I.        Interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões etc.); Escrever e avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos;

II.      Comunicar de forma oral e escrita projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional e científica (texto, relatório, parecer, pôster etc.);

III.    Compreender a função social da escrita/leitura e da produção oral/escrita, mediante o uso de linguagem em gêneros discursivos escolares e não escolarizados;

IV.    Reconhecer a linguagem como via de produção de conhecimento e intervenção na realidade social.

d) Com relação ao ensino da Matemática

I.           Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;

II.        Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Matemática na sociedade;

III.       Usar a experimentação em Matemática como recurso didático;

IV.       Possuir conhecimentos básicos do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e sua aplicação em ensino da Matemática;

V.        Conhecer teorias que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, objetivando a prática pedagógica;

VI.       Conhecer e aplicar os fundamentos e métodos de gestão e planejamento educacional;

VII.     Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino da Matemática.

 

e) Com relação à profissão

I.        Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;

II.      Disseminar e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;

III.    Atuar em espaços educativos formais, em nível de ensino fundamental e médio, nas diferentes modalidades, assim como em espaços não formais, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada;

IV.    Contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico no educando;

V.      Organizar e usar laboratórios de matemática; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino dessas ciências; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino;

VI.     Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério;

VII.  Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;

VIII.            Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como: aspecto socioeconômico, política educacional, administração escolar e outros específicos do processo de ensino-aprendizagem de Matemática.

A abordagem metodológica proposta neste curso de licenciatura exige postura e atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e a construção da autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituirão a docência. Por isso, o eixo condutor do curso conceberá o professor como sujeito de reflexão e pesquisa e o eixo de formação terá a pesquisa como princípio educativo.
A pesquisa constitui-se como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, possibilitando que o professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando os múltiplos intervenientes relativos aos processos de aprendizagem, à vida dos alunos e ao contexto sociocultural em que está inserida a escola.
Por meio do exercício sistemático da pesquisa, compreendendo os atos de questionar, argumentar e comunicar, o licenciando fará suas aproximações aos processos de produção dos conhecimentos que ensinará, isto é, terá noções básicas dos contextos e dos métodos de investigação usados pelas diferentes ciências, para que não se torne mero repassador de informações. Assim, irá apropriar-se de instrumentos para realizar o levantamento e a articulação de informações e procedimentos necessários para reelaborar continuamente os conteúdos de ensino, contextualizando-os nas situações reais.
Tendo por base a concepção metodológica acima exposta, a proposta pedagógica do curso está organizada por núcleos articuladores de saberes, os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade e da contextualização. Essa proposta possibilita a integração entre formação pedagógica e formação específica (Em Matemática) do professor, a realização de práticas interdisciplinares e estudos integradores do currículo. Assim, a estrutura curricular do curso é composta por três núcleos de organização dos conteúdos, conforme elencados a seguir:


I - Núcleo de Estudos de Formação Geral: compreende as áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais. É composto pelas disciplinas que fundamentam os conhecimentos básicos e instrumentais à formação profissional-acadêmica, pelas disciplinas pedagógicas que configuram a base epistemológica e didática do licenciado, 

bem como pelo estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso que, respectivamente, oportunizará a vivência docente em situação real de trabalho e a pesquisa, estudo e aplicação da investigação científica em diferentes contextos do campo educacional.


II - Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das Áreas de Atuação Profissional: Inclui os conteúdos específicos e pedagógicos, priorizadas pelo projeto pedagógico do IFAC, em sintonia com os sistemas de ensino que, atendendo às demandas sociais oportunizará, entre outras possibilidades, o estudo dos seguintes componentes curriculares:


Disciplinas Optativas: compreende componentes curriculares que possibilitarão o aprofundamento e a diversificação da aprendizagem do matemático-educador, ao priorizar conhecimentos que abrangem os campos da Física, da Matemática e da Linguística. As disciplinas optativas encontram- se discriminadas na matriz curricular do presente PPC.
Libras: Atendendo as determinações do Decreto nº 5.626/2005, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), figura como componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática, e integra o núcleo curricular em questão.
Educação Inclusiva: Visando garantir aos profissionais de educação em formação uma visão ampla e consciente das demandas sociais em torno das políticas inclusivas no campo educacional, a Educação Inclusiva integra o itinerário formativo como componente curricular do curso de Matemática, funcionado como um instrumental para o estudo da legislação específica, concepções e princípios da inclusão escolar, bem como procedimentos e processos de aprendizagem que contemplem a diversidade social e cultural da sociedade brasileira.


III - Núcleo de Estudos Integradores para Enriquecimento Curricular: compreende a participação do estudante em seminários, semanas acadêmicas, atividades culturais, em projetos de iniciação científica, iniciação à docência, monitoria, extensão, mobilidade estudantil, intercâmbio, entre outros. As atividades que integram este núcleo estão definidas no presente PPC como Atividades Complementares, as quais se materializam como atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas especificas de interesse do estudante.

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