Projeto Político Pedagógico

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, no Eixo Tecnológico “Recursos Naturais”, o Tecnólogo em Agroecologia possui o seguinte perfil profissional:

  • Planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, atuando em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais.

 

  • Manejar de forma ecológica os sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa, são algumas das atividades deste profissional.

 

  • Conhecer a produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação deste tecnólogo.

Cooperativas e Associações. Empresas de certificação. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Planejar, executar, monitorar, analisa e certificar sistemas de produção agroecológicos;

Planejar e executar atividades de manejo de sistemas de produção agroecológicos e do ambiente agrícola;

Implantar sistemas de produção animal e vegetal;

Gerenciar o processamento e comercialização da produção agroecológica;

Elaborar, planejar, executar e difundir programas e projetos de fomento ao desenvolvimento rural;

Assessorar órgãos públicos e empresas privadas.

Subsidiar a concepção, acompanha e executa políticas públicas em nível local e regional;

Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação

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COORDENAÇÃO DE CURSO

 A Coordenação de Curso/Eixo é o órgão responsável pela gestão didático-pedagógica do curso. Sua previsão encontra-se definida no organograma do Campus e suas atribuições deverão ser pautas na Organização Didático-Pedagógica da instituição e resoluções complementares.

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia é um órgão democrático e participativo de função propositiva, consultiva, deliberativa, executiva e de planejamento e assessoramento acadêmico responsável pelas atividades didáticas e pedagógicas dirigida pelo coordenador.

 COLEGIADO DO CURSO E SUA CONSTITUIÇÃO

 De acordo com a Resolução nº 024/2015 – CONSU/IFAC o Colegiado de Curso é órgão primário e permanente de função consultiva, normativa, deliberativa e de assessoramento acadêmico para os assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, com composição, competências, funcionamento. É responsável pela execução didático-pedagógica, atuando no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades do curso e suas atribuições encontram-se definidas em resolução específica.

             O Colegiado de Curso é constituído pelo Coordenador do Curso, por docentes em efetivo exercício que ministrem disciplinas do curso, por um representante dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação, com atuação relacionada ao curso e por um representante do corpo discente do curso.

 CORPO DOCENTE E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

 Em observância à Resolução CONAES n° 1, de 17/06/2010, à Portaria MEC nº 147/2007 e Organização Didático-Pedagógica (ODP) do IFAC foi instituído, por meio da Resolução nº 089/2015 – CONSU/IFAC de 6 de novembro de 2015, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. O NDE é responsável pela concepção, implementação, desenvolvimento, acompanhamento, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso. Sua atuação considerará o disposto nas normativas legais e institucionais supracitadas.

A constituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, abrange no mínimo 5 (cinco) professores titulares e 2 (dois) suplentes, pertencentes ao corpo docente do curso e escolhidos pelo Colegiado do Curso, dentre os quais, o (a) coordenador (a) do curso, que será membro nato.

A avaliação do desempenho escolar será feita nos termos da Organização Didática Pedagógica do IFAC, de forma processual, verificando o desenvolvimento dos saberem teóricos e práticos construídos ao longo do processo de aprendizagem.

Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a autoavaliação. Nessa perspectiva, a avaliação deverá contemplar os seguintes critérios:

 

·         Domínio de conhecimentos (assimilação e utilização de conhecimentos na resolução de problemas, transferência de conhecimentos, análise e interpretação de diferentes situações problemas).

·          Participação (interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas, estudos de recuperação, formulação e/ou resposta a questionamentos orais, cumprimento das atividades individuais e em grupo, externas e internas à sala de aula).

·          Criatividade.

  •  Autoavaliação (Forma de expressão do autoconhecimento do discente acerca do processo do estudo, interação com o conhecimento, das atitudes e das facilidades e dificuldades enfrentadas tendo por base os incisos I, II e III).
  • Análise do desenvolvimento integral do discente no período letivo. 
  • Outras observações registradas pelos docentes.

            No curso superior de Tecnologia em Agroecologia será considerado aprovado o discente que obtiver média parcial igual ou superior a 70 (setenta) ou média final igual ou superior a 50 (cinquenta) e tiver, no mínimo, 75% de frequência da carga horária em cada componente curricular/disciplina.

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