Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, no Eixo Tecnológico “Recursos Naturais”, o Tecnólogo em Agroecologia possui o seguinte perfil profissional:
Cooperativas e Associações. Empresas de certificação. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Planejar, executar, monitorar, analisa e certificar sistemas de produção agroecológicos;
Planejar e executar atividades de manejo de sistemas de produção agroecológicos e do ambiente agrícola;
Implantar sistemas de produção animal e vegetal;
Gerenciar o processamento e comercialização da produção agroecológica;
Elaborar, planejar, executar e difundir programas e projetos de fomento ao desenvolvimento rural;
Assessorar órgãos públicos e empresas privadas.
Subsidiar a concepção, acompanha e executa políticas públicas em nível local e regional;
Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação
Nenhum conteúdo disponível até o momentoCOORDENAÇÃO DE CURSO
A Coordenação de Curso/Eixo é o órgão responsável pela gestão didático-pedagógica do curso. Sua previsão encontra-se definida no organograma do Campus e suas atribuições deverão ser pautas na Organização Didático-Pedagógica da instituição e resoluções complementares.
A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia é um órgão democrático e participativo de função propositiva, consultiva, deliberativa, executiva e de planejamento e assessoramento acadêmico responsável pelas atividades didáticas e pedagógicas dirigida pelo coordenador.
COLEGIADO DO CURSO E SUA CONSTITUIÇÃO
De acordo com a Resolução nº 024/2015 – CONSU/IFAC o Colegiado de Curso é órgão primário e permanente de função consultiva, normativa, deliberativa e de assessoramento acadêmico para os assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, com composição, competências, funcionamento. É responsável pela execução didático-pedagógica, atuando no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades do curso e suas atribuições encontram-se definidas em resolução específica.
O Colegiado de Curso é constituído pelo Coordenador do Curso, por docentes em efetivo exercício que ministrem disciplinas do curso, por um representante dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação, com atuação relacionada ao curso e por um representante do corpo discente do curso.
CORPO DOCENTE E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
Em observância à Resolução CONAES n° 1, de 17/06/2010, à Portaria MEC nº 147/2007 e Organização Didático-Pedagógica (ODP) do IFAC foi instituído, por meio da Resolução nº 089/2015 – CONSU/IFAC de 6 de novembro de 2015, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. O NDE é responsável pela concepção, implementação, desenvolvimento, acompanhamento, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso. Sua atuação considerará o disposto nas normativas legais e institucionais supracitadas.
A constituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, abrange no mínimo 5 (cinco) professores titulares e 2 (dois) suplentes, pertencentes ao corpo docente do curso e escolhidos pelo Colegiado do Curso, dentre os quais, o (a) coordenador (a) do curso, que será membro nato.
A avaliação do desempenho escolar será feita nos termos da Organização Didática Pedagógica do IFAC, de forma processual, verificando o desenvolvimento dos saberem teóricos e práticos construídos ao longo do processo de aprendizagem.
Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a autoavaliação. Nessa perspectiva, a avaliação deverá contemplar os seguintes critérios:
· Domínio de conhecimentos (assimilação e utilização de conhecimentos na resolução de problemas, transferência de conhecimentos, análise e interpretação de diferentes situações problemas).
· Participação (interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas, estudos de recuperação, formulação e/ou resposta a questionamentos orais, cumprimento das atividades individuais e em grupo, externas e internas à sala de aula).
· Criatividade.
No curso superior de Tecnologia em Agroecologia será considerado aprovado o discente que obtiver média parcial igual ou superior a 70 (setenta) ou média final igual ou superior a 50 (cinquenta) e tiver, no mínimo, 75% de frequência da carga horária em cada componente curricular/disciplina.
Baixar Arquivo