Projeto Político Pedagógico

Dessa forma, tendo em vista a natureza e finalidades da oferta dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais, mais especificamente em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional do IFAC, são pressupostos político-pedagógicos de organização curricular do curso:

 

·         Comprometimento com a escola pública, consequentemente pautada no princípio da inclusão;

·         Reconhecimento de que a realidade social deve ser tomada como ponto de partida e o fator de cidadania como pano de fundo das ações educativas;

·         Compreensão de que a figura central de todo e qualquer processo educativo é o ser humano com suas coerências e incoerências;

·         Necessidade, na formação do profissional, da assunção da prática educativa no interior e no exterior do ambiente escolar de forma crítica, criativa e construtiva;

·         Desenvolvimento do trabalho educativo através de saberes não fragmentados a partir da compreensão de que os saberes disciplinares, sendo recortes de uma mesma área, guardam correlações entre si, assim como as áreas devem articular-se umas com as outras;

·         Entendimento de que o magistério, considerado como base imprescindível à formação docente, deve incluir a necessidade de o professor vir a ser pesquisador de sua própria prática pedagógica;

·         Compreensão do processo de produção de conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;

·         Elaboração de um currículo flexível possibilitando o diálogo com diferentes campos de conhecimentos e, consequentemente, permeável às atualizações, às discussões contemporâneas e que contemple as diferenças.

·         Superação entre o saber e o fazer pedagógico, daí o processo pedagógico ser encarado como uma totalidade na qual ocorre a articulação de diferentes áreas do saber, exigindo uma sólida base humanística, científica e tecnológica articulada com a ação pedagógica na formação docente, por meio de um processo dinâmico de apropriação e produção do conhecimento;

·         Busca da coerência entre o que se faz na formação com o que se espera do cursista como profissional, a partir do entendimento de que o futuro professor aprende a profissão no lugar em que vai atuar;

·         Desenvolvimento da postura de compartilhar saberes através da formação de uma rede de significados que se faz pelo trabalho articulado em suas diferentes dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal;

·         Caráter permanente e sistemático do processo de avaliação.

 

Esses são os princípios e pressupostos políticos e pedagógicos, legais e institucionais que dão suporte à organização curricular do curso e, consequentemente, fornecem os elementos imprescindíveis à definição do perfil do Licenciado em Física. Passaremos a expor a organização da estrutura curricular do curso. 

Formar profissionais de nível superior com ampla e sólida base teórico-metodológica para atuarem na docência da Física, sobretudo na educação básica e profissional, assim como em espaços não formais, visando atender as necessidades sócio educacionais reais de docentes habilitados na área.

Para alcançar esse perfil, o Licenciado em Física deverá, ao longo do curso, construir conhecimentos que lhe habilitem para:  

 

       I.            Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;

    II.            Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

 III.            Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

 IV.            Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;

    V.            Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais à docência;

 VI.            Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

VII.            Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

VIII.            Atuar em equipes multidisciplinares;

 IX.            Avaliar o impacto das atividades da docência no contexto social e ambiental;

    X.            Avaliar a viabilidade econômica e social de projetos da educação.

 XI.            Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;

XII.            Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;

XIII.            Utilizar os diversos recursos da informática nos diferentes contextos e ambientes educacionais, dispondo de noções de linguagem computacional;

XIV.            Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

XV.            Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos;

XVI.            Compreender a educação para a diversidade e assumir responsabilidade por incentivar relações étnico-raciais positivas nos diferentes contextos educacionais.

 

A abordagem metodológica proposta neste curso de licenciatura exige postura e atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e a construção da autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituirão a docência. Por isso, o eixo condutor do curso conceberá o professor como sujeito de reflexão e pesquisa e o eixo de formação terá a pesquisa como princípio educativo.

A pesquisa constitui-se como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, possibilitando que o professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando os múltiplos intervenientes relativos aos processos de aprendizagem, à vida dos alunos e ao contexto sociocultural em que está inserida a escola.

Por meio do exercício sistemático da pesquisa, compreendendo os atos de questionar, argumentar e comunicar, o licenciando fará suas aproximações aos processos de produção dos conhecimentos que ensinará, isto é, terá noções básicas dos contextos e dos métodos de investigação usados pelas diferentes ciências, para que não se torne mero repassador de informações. Assim, irá apropriar-se de instrumentos para realizar o levantamento e a articulação de informações e procedimentos necessários para reelaborar continuamente os conteúdos de ensino, contextualizando-os nas situações reais.

Tendo por base a concepção metodológica acima exposta, a proposta pedagógica do curso está organizada por núcleos articuladores de saberes, os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade e da contextualização. Essa proposta possibilita a integração entre formação pedagógica e formação específica (em Física) do professor, a realização de práticas interdisciplinares e estudos integradores do currículo.

PESSOAL DE APOIO E ÓRGÃOS DE GESTÃO DO CURSO

 

10.1. Pessoal Docente e Técnico Administrativo

 

Pessoal Docente

Nome

Formação inicial

Titulação

Regime de Trabalho

Antonio Maciel da Silva

Licenciado em Física

-

D.E.

Augusto Rodrigues Torres

Licenciado em Física

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

 

D.E.

Bruno Gaede de Almeida

Licenciado em Física

-

D.E.

Cassio Barbosa Noronha

Bacharel em Sistema de Informação

Mestrado Profissional em Teologia

D.E.

Cristiano José Ferreira

Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing em Negócios

D.E.

Israel Pereira Dias de Souza

Bacharel em Ciências Sociais

Mestrado em Desenvolvimento Regional

D.E.

Francislene Rosas da Silva

Licenciada em Pedagogia

Especialista em Pedagogia Gestora

D.E.

Liziany Lopes da Silva

Licenciada em Pedagogia

Especialização em Educação Inclusiva

D.E.

Marcondes de Lima Nicacio

Licenciado em Pedagogia

Mestre Profissional em Ensino de Ciência e Matemática

D.E.

Mirna Suelby Martins da Rocha

Licenciada em Letras Português

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade

D.E.

Narciso Melo Monteiro

Licenciado em Matemática

Mestre Profissional em Matemática em Rede Nacional

D.E.

Pedro Gonçalves Mota

Bacharel em Filosofia

Mestrado Profissional em Teologia

D.E.

Suelen Ferreira Teles

Bacharel em Psicologia

Especialista em Gestão de Políticas Publicas

40h

Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista

Licenciado em Matemática

Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática.

D.E.

Antony Evangelista de Lima

Bacharel em Engenharia de Pesca

Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura

D.E.

José Marlo Araújo de Azevedo

Bacharel em Engenharia Agronômica

Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazonia Legal

D.E.

José Júlio Cesar do Nascimento Araújo

Licenciado em Letras Português

Mestrado em Desenvolvimento Regional

40h

Keila da Conceição Souza

 

Licenciada em Letras Espanhol

-

D.E.

Maria Ederlene da Silva Correia

 

Licenciada em Letras Inglês

Pós-Graduada em Concentração em Língua Inglesa

 

D.E.

Maria Ederlene da Silva Correia

 

Licenciada em Letras Inglês

Pós-Graduada em Concentração em Língua Inglesa

 

D.E.

Pedro Nogueira da Silva Neto

Licenciado em Química

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental

D.E.

 

Pessoal Técnico-Administrativo (assessoria ou apoio técnico necessário ao funcionamento do curso)

Nome

Formação

Regime de Trabalho

Cargo

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (NAES)

Kelvyla Lima da Silva

Licenciatura em Letras Português.

40h

Técnica em Assuntos Educacionais

Maria Antonieta da costa Falcão

Bacharelado em Serviço Social.

40h

Assistente Social

Maria Joserlânia dos Santos Moreira

Serviço Social

40h

Assistente Social

Naiara de Oliveira Silva

Médio Técnico em Enfermagem

40h

Técnica em Enfermagem

Nelzira Prestes da Silva Guedes

Bacharelado em Psicologia; Mestre em Psicologia

40h

Psicóloga

COORDENAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA (COTEP)

Manoel Ronaldo da Silva Camillo

Licenciatura em Pedagogia

40h

Técnico em Assuntos Educacionais

Maria da Glória Holanda do Nascimento

Licenciatura em Pedagogia

 

40h

TAE – Pedagogia

Erika Fernandes da Costa

Licenciatura em Pedagogia

40h

TAE – Pedagogia

Ronegildo de Souza Silva

Licenciatura em Pedagogia

40h

TAE – Pedagogia

SECRETARIA DA COORDENAÇÃO DO CURSO (APOIO TÉCNICO)

Antônio José Lima Martins

Licenciatura em Ciências Biológicas

 

40

Assistente em Administração

Irassâmia de Araújo Castro

Ensino Médio

 

40

Assistente em Administração

BIBLIOTECA

Gedeel Souza dos Santos

Ensino Médio

40

Auxiliar de Biblioteca

Francisco Ricardo de Oliveira Cunha

Licenciado em Letras Inglês

40

Auxiliar de Biblioteca

REGISTRO ESCOLAR

Raphaela Bomfim de Oliveira

Licenciatura em Ciências Biológicas

40h

Auxiliar de Assuntos Educacionais

Samily Bernardo de Macêdo

Licenciatura em Letras Português

40h

Auxiliar de Assuntos Educacionais

Vanessa Castelo Branco de Melo

Pedagogia

40h

Assistente em Administração

Ingrid Ferreira da Silva

Ensino Médio

40h

Assistente em Administração

LABORATÓRIOS

Nadja Maria da Silva

 

Técnica em Química; Tecnóloga em Segurança do Trabalho

 

40h

Técnica de Laboratório na Área de Química

Joao Rodrigues da Silva

 

Ensino Médio; Técnico em Controle Ambiental

 

40h

Assistente de Laboratório

Caren Daiane Mouzinho Guimarães

Mestrado em Geociêcia e análises de bacias.

40h

Técnica de Laboratório na Área de Biologia

 

 

10.2. Coordenação do Curso

 

A Coordenação do Curso é o órgão responsável pela gestão didático-pedagógica do curso. Sua previsão encontra-se definida no organograma do Campus e suas atribuições deverão ser pautas na Organização Didático-Pedagógica da instituição e resoluções complementares.

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Física é um órgão democrático e participativo de função propositiva, consultiva, deliberativa, executiva e de planejamento e assessoramento acadêmico, responsável pelo gerenciamento das atividades didáticas e pedagógicas do curso. O órgão é ainda dirigido por um Coordenador, convidado dentre os professores do curso, com formação e perfil compatível com a atividade.

 

10.3. Núcleo Docente Estruturante (NDE)

 

Em cumprimento a Resolução CONAES nº 1, de 17/06/2010, o Curso de Licenciatura em Física conta com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).  A Resolução CONSU/IFAC nº 89/2015, estabeleceu as normas de criação, funcionamento e atribuições do NDE dos Cursos de Graduação da Instituição, a qual está submetido o NDE do curso de Licenciatura em Física do Campus Cruzeiro.

Institucionalmente, o NDE é um órgão consultivo, propositivo e de assessoramento, responsável pela concepção, implantação, consolidação, avaliação e atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação do IFAC.

No âmbito do Curso de Física, em conformidade com a Resolução 089/2015, o NDE é composto por oito docentes do curso, escolhidos pelo Colegiado respectivo, e presidido pelo Coordenador do Curso, membro nato do Núcleo. Sendo que a composição atual do referido Órgão foi instituída após indicação do Colegiado pela Portaria IFAC nº 417 de 07 de abril de 2016.

Segundo a Resolução 089/2015, são atribuições do NDE:

 

I.                   Elaborar o Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores;

II.                Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

III.             Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

IV.             Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas das necessidades da graduação, de exigências do mundo do trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

V.                Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;

VI.             Formular, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso, zelando pela sua integral execução;

VII.          Propor meios para sanar as deficiências detectadas nas avaliações às quais o curso for submetido no âmbito do PPC.

VIII.       Revisar o projeto pedagógico do curso, promovendo atualização do mesmo sempre que houver necessidade que justifique alteração.

IX.             Assegurar estratégia de renovação parcial dos integrantes do NDE de modo a garantir continuidade no processo de acompanhamento do curso.

 

10.4. Colegiado do Curso

 

De acordo com a Resolução nº 024/2015 – CONSU/IFAC, que institui o Regulamento de criação, atribuições e funcionamento do Colegiado dos Cursos Superiores do IFAC, o mesmo é um órgão primário, permanente, de função consultiva, normativa, deliberativa e de assessoramento acadêmico para os assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão. O Colegiado é ainda responsável pela execução didático-pedagógica, atuando no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades do curso.

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Campus Cruzeiro é composto pelo Coordenador do Curso, que o preside, e por mais cinco docentes que desempenham atividades no curso. Além desses, de acordo com a resolução supracitada, devem compor ainda o Colegiado um representante discente, regularmente matriculado no curso, e um representante dos técnicos administrativos em educação, com atuação relacionada ao curso.

De acordo com a resolução 024/2015, compete ao Colegiado de Curso:

 

  1. Definir a política para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito de cada curso em conformidade com o planejamento estratégico da instituição;
  2. Analisar e encaminhar demandas de caráter pedagógico e administrativo, apresentada por docentes ou estudantes, referentes ao desenvolvimento do curso, de acordo com as normativas vigentes;
  3. Propor a realização de atividades que permitam a integração da ação pedagógica do corpo docente e técnico no âmbito do curso;
  4. Acompanhar e avaliar as metodologias de ensino e avaliação desenvolvidas no âmbito do curso, com vistas à realização de encaminhamentos necessários a sua constante melhoria;
  5. Propor e avaliar a relevância dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do curso de acordo com o seu Projeto Pedagógico;
  6. Analisar as causas determinantes do baixo rendimento escolar e evasão dos estudantes do curso, quando houver, e propor ações para equacionar os problemas identificados;
  7. Fazer cumprir a Organização Didático-Pedagógica do IFAC, propondo reformulações e/ou atualizações quando necessárias;
  8. Aprovar e apoiar o desenvolvimento das disciplinas eletivas e optativas do curso;
  9. Atender as demais atribuições previstas nos Regulamentos Institucionais.
  10. Acompanhar a execução didático-pedagógica do Projeto Pedagógico de Curso;
  11. Propor à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, oferta de turmas, aumento ou redução do número de vagas, mudanças no turno de oferta do curso em consonância com o Projeto Pedagógico de Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  12. Analisar e emitir pareceres sobre os projetos de pesquisa e extensão para cada curso de acordo com o plano institucional de pesquisa, em consonância com a coordenação de pesquisa e extensão do Campus;
  13. Analisar e aprovar os Planos de Ensino das unidades curriculares do curso, propondo alterações, quando necessário;
  14. Propor à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão o estabelecimento de convênios de cooperação técnica e científica com instituições afins com o objetivo de desenvolvimento e capacitação no âmbito do curso;
  15. Apresentar propostas de atividades extracurriculares necessárias para o bom funcionamento do curso;
  16. Aprovar o horário de aulas e de turmas por semestre;
  17. Examinar e responder quando possível as questões suscitadas pelos docentes e discentes, ou encaminhar ao setor competente, cuja solução transcenda as suas atribuições.

 

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Os critérios e procedimentos de avaliação da aprendizagem do Curso de Licenciatura em Física seguem as disposições da Organização Didático Pedagógica (ODP) do IFAC. Nesse sentido, a proposta pedagógica do curso prevê uma avaliação contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada no processo ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, que devem ser utilizadas como princípios para a tomada de consciência das dificuldades, conquistas e possibilidades e que funcione como instrumento colaborador na verificação da aprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a auto-avaliação. Nessa perspectiva, a avaliação deverá contemplar os seguintes critérios: Domínio de conhecimentos (assimilação e utilização de conhecimentos na resolução de problemas, transferência de conhecimentos, análise e interpretação de diferentes situações problemas); Participação (interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas, estudos de recuperação, formulação e/ou resposta a questionamentos orais, cumprimento das atividades individuais e em grupo, externas e internas à sala de aula); Criatividade; Autoavaliação (forma de expressão do autoconhecimento do discente acerca do processo do estudo, interação com o conhecimento, das atitudes e das facilidades e dificuldades enfrentadas); Análise do desenvolvimento integral do discente no período letivo e outras observações registradas pelos docentes.

Tendo por base os critérios acima expostos, a avaliação do desempenho escolar é feita por disciplinas e semestral, considerando aspectos de assiduidade e aproveitamento, conforme as diretrizes da LDB (Lei nº. 9.394/96). A assiduidade diz respeito à frequência às aulas. O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo dos estudantes e dos resultados por eles obtidos nas atividades avaliativas.

Nos cursos superiores as médias parciais são semestrais e serão obtidas por meio de aritméticas simples, devendo ser utilizados, em cada semestre, por disciplina, no mínimo dois instrumentos de avaliação para compor a média parcial, de acordo com a seguinte fórmula:

 

15Média Parcial=(N1+N2+…+Nn)/n">

 

Legenda:

15N1=">  Avaliação Obrigatória

15N2=">  Avaliação Obrigatória

15Nn=">  Outras avaliações

15n">  = Quantidade de Avaliações

 

Os instrumentos de avaliação, bem como os pesos atribuídos a cada um deles deverão ser divulgados pelo professor no início do respectivo período letivo.

Submeter-se-á a avaliação final da disciplina o discente que apresentar frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina e obtiver média parcial inferior a 70 (setenta) e igual ou superior a 40 (quarenta). A avaliação final poderá ser escrita ou prática, abordando os conhecimentos trabalhados na respectiva disciplina durante o período letivo. Em casos excepcionais, a avaliação final poderá ser aplicada independentemente do período previsto no Calendário Acadêmico, mediante aprovação da coordenação de curso. O discente submetido à avaliação final será considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior a 50 (cinquenta).

A média final será obtida por meio da expressão abaixo:

 

Média Final = Média Parcial + Avaliação Final / 2

 

Todas as avaliações de aprendizagem referentes às disciplinas dos currículos dos cursos deverão ser expressas em notas, numa escala de 0,0 (zero vírgula zero) a 100 (cem), sempre com uma casa decimal. Os resultados das avaliações devem ser registradas nos diários de classe juntamente com a frequência escolar e entregues no Registro Escolar (ou lançados no Sistema Escolar) obrigatoriamente após o fechamento do período letivo.

Demais critérios de verificação do desempenho acadêmico dos estudantes são tratados pela ODP e outros regulamentos específicos.

 

9. CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Os concluintes do curso serão aqueles que concluírem com êxito todos os componentes curriculares, incluindo-se o trabalho de conclusão de curso, o estágio supervisionado e as atividades complementares. Os concluintes colarão grau e serão diplomados com o título de Licenciatura em Física, estando aptos a realizarem todas as atividades descritas no perfil profissional.

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