Projeto Político Pedagógico

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de
diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e
preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da
qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente,
avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e
pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar, ainda,

políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da
qualidade de vida e a preservação da natureza. (MEC, 2010).
O Tecnólogo em Gestão Ambiental poderá atuar em empresas públicas e privadas,
órgãos governamentais, indústrias, serviços de saúde e prefeituras, bem como em empresas de
consultoria, estando capacitado a desenvolver as seguintes atividades:
 Acompanhar e monitorar processos produtivos e serviços que possam gerar
resíduos sólidos e emissões gasosas causadores de impactos negativos,


propondo medidas mitigadoras;
 Planejar, executar e gerir projetos para unidades de conservação e recuperação
de áreas degradadas;
 Participar de equipes de avaliação de impactos ambientais e de programas de
certificação ambiental, segundo normas em vigência;
 Emitir pareceres e laudos periciais, na forma da regulamentação profissional,
inclusive para fins jurídicos, avaliando a qualidade e danos ambientais;
 Avaliar o uso dos recursos naturais de acordo com a legislação ambiental
vigente;
 Identificar áreas degradadas, propor e gerenciar projetos de recuperação;
 Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental;
 Elaborar projetos e gerir resíduos de serviços de saúde, de indústrias, da
construção civil e de outros ambientes geradores de resíduos sólidos;
 Gerenciar laboratórios de análises físicas, químicas e biológicas;
 Elaborar e interpretar produtos cartográficos como subsídio ao
desenvolvimento de políticas e ações em gestão ambiental;

Definir claramente as competências profissionais a serem desenvolvidas pelo
egresso, de acordo com o especificado na Resolução CNE CP3/2002.

O Tecnólogo em Gestão Ambiental poderá atuar em empresas públicas e privadas,
órgãos governamentais, indústrias, serviços de saúde e prefeituras, bem como em empresas de
consultoria.

Capacitado a desenvolver as seguintes atividades:

·         Acompanhar e monitorar processos produtivos e serviços que possam gerar resíduos sólidos e emissões gasosas causadores de impactos negativos, propondo medidas mitigadoras;

·         Planejar, executar e gerir projetos para unidades de conservação e recuperação de áreas degradadas;

·         Participar de equipes de avaliação de impactos ambientais e de programas de certificação ambiental, segundo normas em vigência;

·         Emitir pareceres e laudos periciais, na forma da regulamentação profissional, inclusive para fins jurídicos, avaliando a qualidade e danos ambientais;

·         Avaliar o uso dos recursos naturais de acordo com a legislação ambiental vigente;

·         Identificar áreas degradadas, propor e gerenciar projetos de recuperação;

·         Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental;

·         Elaborar projetos e gerir resíduos de serviços de saúde, de indústrias, da construção civil e de outros ambientes geradores de resíduos sólidos;

·         Gerenciar laboratórios de análises físicas, químicas e biológicas;

·         Elaborar e interpretar produtos cartográficos como subsídio ao desenvolvimento de políticas e ações em gestão ambiental;

·         Definir claramente as competências profissionais a serem desenvolvidas pelo egresso, de acordo com o especificado na Resolução CNE CP3/2002.

O processo ensino-aprendizagem é executado utilizando uma estrutura curricular híbrida: disciplinas tradicionais, ensino baseado em situações problemas e ensino baseado em montagem e execução de projetos, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio.

O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de gestão ambiental que surgem na vida profissional

Sistema Tecnológico

Os critérios de verificação do desempenho acadêmico e as condições de aprovação e reprovação dos estudantes seguirão a normatização da Organização Didático-pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. A mesma dispõe que todas as avaliações de aprendizagem referentes às disciplinas dos currículos dos cursos deverão ser expressas em notas, numa escala de 0,0 (zero vírgula zero) a 100 (cem), sempre com uma casa decimal.

A avaliação da aprendizagem integrante do fazer escolar será um processo contínuo e formativo.

A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, tais como trabalhos individuais e/ou em grupo, pesquisas, relatórios de atividades e visitas técnicas, estudo de casos, seminários, estudos dirigidos, provas práticas, escritas e orais, diagnóstico ou prognóstico sobre situações de trabalho e, ainda, projetos desenvolvidos. 

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