Projeto Político Pedagógico

O Tecnólogo em Agroecologia possui o seguinte perfil profissional:
 Planeja, analisa, executa e monitora sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, atuando em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais.
 Manejar de forma ecológica os sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa, são algumas das atividades deste profissional.
 Conhecer a produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação deste tecnólogo.

 O tecnólogo em Agroecologia pode atuar em propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais, junto a Associações de pequenos produtores, em médias e grandes propriedades rurais, em Instituições de certificação agroecológica e de pesquisa e extensão governamentais, privadas e ONGs e realiza consultoria na área de conhecimento.

 

Esse profissional terá habilidades para promover políticas públicas corretas e articulações institucionais difundindo a agricultura com bases ecológicas, para que seus impactos multifuncionais sejam rapidamente disseminados através das comunidades rurais na busca da equidade e inclusão social. Será um disseminador de técnicas, normas e procedimentos que visem à incorporação no planejamento da produção e das atividades agrícolas com base nos princípios da ecologia, na economia solidária, na gestão social, na agroindústria e no turismo rural como complementos à economia familiar, bem como na promoção e no desenvolvimento rural da região sob critérios de sustentabilidade.

O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos. Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na área de agroecologia, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula, que podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.

Sistema Tecnológico 

A avaliação do desempenho escolar será feita nos termos da Organização Didática Pedagógica do IFAC (ODP), de forma processual, verificando o desenvolvimento dos saberes teóricos e práticos construídos ao longo do processo de aprendizagem.
Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a auto-avaliação.

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