Projeto Político Pedagógico

O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, campus Tarauacá, tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar no agronegócio taraucaense e regional. O mesmo tendo como ênfase principal o aprimoramento dos processos gerenciais das organizações rurais, comércio e indústria, agropecuário, agroindústrias e a construção do conhecimento amplo sobre os aspectos produtivos, administrativos e mercadológicos do setor, utilizando tecnologias de baixo impacto ambiental alinhado ao desenvolvimento sustentável, visando a otimização, reconhecimento e consolidação da produção.
Para isso, deverá desenvolver estudos e pesquisas que identifiquem o potencial da região, utilizando seu capital intelectual e o aprendizado adquirido para exercer sua atividade profissional de maneira ética com vistas ao bem-estar social e à sustentabilidade ambiental.

O profissional egresso do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio deve ser capaz de:
● Planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio tais como áreas da agroecologia, agroextrativismo de frutas regionais como açaí e banana que são atividades predominantes na produção de fruticultura local e regional do município de Tarauacá;
● Gerenciar o beneficiamento, a logística e a comercialização dos produtos do agronegócio;
● Projetar mercados estratégicos para o agronegócio local e regional do município de Tarauacá;
● Analisar indicadores de mercado;
● Aferir o desempenho da produção no agronegócio;

● Analisar e controlar custos de produção do agronegócio;
● Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio;
● Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais;
● Gerenciar empresas/propriedades rurais;

Avaliar e emitir parecer técnico através de laudos, perícias e relatórios em projetos voltados ao agronegócio;
● Participar de maneira proativa de pesquisas tecnológicas visando aumento da competitividade das cadeias produtivas com o objetivo de desenvolvimento local, regional e nacional;
● Exercer sua atividade profissional de maneira ética com vistas ao bem-estar social e a sustentabilidade ambiental;
● Promover o desenvolvimento regional sustentável com vistas à inclusão social considerando as questões históricas sociais do Brasil;
● Ser um indivíduo criativo, ético, empreendedor, inovador, com espírito de liderança e preocupação com o bem-estar social no desempenho de suas funções;
● Atuar como consultor em organizações públicas e privadas;

● Promover estudos de viabilidade para implantação de empreendimentos agropecuários, agroindustriais e agroflorestais; ● Conhecer as melhores formas de negociação dos produtos do agronegócio, utilizando conhecimentos que agreguem valor a esses produtos; ● Compreender os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) como cadeias produtivas do agronegócio; ● Entender as unidades de produção rurais familiares como atores inseridos no agronegócio;
● Desenvolver habilidades e valores para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade (CTS) e atuar na solução de tais questões.
● Identificar requisitos para a utilização de novas variedades agrícolas adaptadas à região amazônica;

Conhecer e utilizar ferramentas e aplicativos gerenciais, matemáticos e computacionais para atuar em novas oportunidades de mercado, bem como para a prospecção e resolução de problemas;
● Liderar e coordenar equipes para atingir os objetivos propostos;

● Promover um ensino de qualidade com ênfase nos fundamentos econômicos, financeiros e estratégicos do setor, visando o desenvolvimento sustentável da região;
● Proporcionar ao profissional uma visão especializada em cadeias produtivas com importância regional, estadual e/ou nacional, para que possa influenciar de forma positiva na inter-relação necessária entre a agropecuária, as indústrias de tecnologias e de transformação e o transporte e comercialização dos produtos advindos do campo;
● Promover a capacitação de profissionais para o gerenciamento de empreendimentos rurais, de unidades de beneficiamento, cooperativas, agroindústrias e de escritórios e/ou empresas agropecuárias com ênfase na sustentabilidade;
● Fomentar a qualificação de profissionais com foco no planejamento estratégico, visando o desenvolvimento econômico nacional, político, social e institucional da sociedade brasileira;
● Propiciar aos profissionais habilidades e competências para atuar nos setores públicos e privados, com posturas ética e moral, assim como atuante e sensível para perceber os desafios e construir caminhos para o desenvolvimento social e humano de uma forma sustentável.
● Promover a inovação por meio do desenvolvimento de negócios relacionados à agricultura orgânica e agroecológica.

Os elementos contidos nesta grade curricular, bem como todas as atividades descritas também nas ementas das disciplinas possuem o objetivo de atender a uma metodologia que contemple ampla diversidade e recursos pedagógicos. A fim de se atender a uma definida área de conhecimento, que é a Tecnologia de Gestão de Agronegócios, o curso foi concebido com o objetivo de levar o conhecimento da área de gestão e administração e uni-la à área de agronegócios, considerando para tal que é um curso tecnológico.
Cada disciplina foi discutida e pensada a fim de permitir que as aulas sejam dinâmicas, participativas para os alunos, explorando os diversos recursos pedagógicos para ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares que regem a instituição e que estão amparados por meio do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do IFAC.
Ademais, serão realizadas ao longo do curso, aulas práticas, visitas técnicas, aulas de campo para coleta de dados, demonstrações, seminários para apresentação de trabalhos de disciplinas, bem como avaliações em grupo e individuais, dentre outras como debates, relatórios, painéis e orientações em grupo e individualizadas.
Será disponibilizado para tal, recursos didáticos tecnológicos tais como laboratórios de informático, laboratórios de línguas, softwares licenciados específicos, redes sociais para comunicação e divulgação de eventos e atividades desenvolvidas no campus. Além disso, recursos multimídias como vídeos e áudios e outros sistemas que podem auxiliar os docentes e toda a comunidade do curso serão disponibilizados.
Dessa forma, a cada semestre o docente e os servidores do campus que estarão envolvidos no oferecimento do curso, trabalhará as disciplinas que serão ministradas semestralmente no período noturno seguindo os planos de ensino, ementas e todas a normas e legislação vigentes. O conteúdo das disciplinas esta concatenado com o cerne do objetivo do curso, que permitirá ao aluno o amplo desenvolvimento das competências da Tecnologia da Gestão de Agronegócios.

Coordenação ligada a Direção de Ensino.

Conforme o roteiro de autoavaliação sugerido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, o processo importará na avaliação de 10 (dez) dimensões. Os atores competentes para realizarem a avaliação, bem como as épocas e as formas de aplicação dos instrumentos de coleta de dados estão descritas em cada item que segue. A periodicidade da aplicação dos questionários será a cada três anos, seguindo o mandato da CPA vigente e a rotina do processo de autoavaliação institucional, que contempla a emissão de Relatório Final no período de três anos.

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