Projeto Político Pedagógico

Esse profissional pode atuar em empresas de beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal, colaborando em estudos de implantação e desenvolvimento de projetos economicamente viáveis, ocupando-se, ainda, da gestão de atividades.
Referentes ao emprego adequado de equipamentos agroindustriais, em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias alternativas para aproveitamento de produtos e subprodutos agropecuários, sempre contemplando o aspecto ambiental.
As suas características terminais como conhecimento, habilidades específicas e comportamento são:
• Atuação abrangente, desde o controle e seleção de matérias-primas, passando por todas as fases da industrialização, até o controle de qualidade do produto acabado.
• Atuação na pesquisa de desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, processos e metodologias analíticas na área de industrialização de produtos de origem animal e vegetal.
• Supervisão e orientação do emprego adequado dos equipamentos utilizados no processo de operação e controle dos produtos industrializados de origem animal e vegetal.
• Acompanhamento do processo industrial, orientando cada uma das fases da industrialização.

Conhecimento e aplicação da legislação reguladora das atividades e dos produtos.
• Planejamento e racionalização das operações industriais correspondentes à maximização do rendimento e da qualidade.
• Determinação analítica dos produtos alimentícios de origem animal e vegetal.
• Organização, direção e assessoramento empresarial do ramo de industrialização de produtos de origem animal e vegetal.
• Gerenciamento de sistemas de controle de qualidade.
• Orientação, desenvolvimento e comercialização de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.
• Supervisão do laboratório de análise física, química, sensorial e microbiológica.

Agroídustrias de origem animal e vegetal.

Controlar e selecionar matérias-primas, passando por todas as fases da industrialização, até o controle de qualidade do produto acabado.
• Atuar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, processos e metodologias analíticas na área de industrialização de produtos de origem animal e vegetal.
• Orientar o emprego adequado dos equipamentos utilizados no processo de operação e controle dos produtos industrializados de origem animal e vegetal.
• Conhecer e analisar os processos físicos, químicos, e microbiológicos inerentes à tecnologia de alimentos de origem animal e vegetal;
• Determinar a qualidade nutricional dos alimentos de origem animal e vegetal.
• Aplicar a legislação reguladora das atividades e dos produtos.

A metodologia é focada nas atividades de experimentação para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. Ainda, possui aulas expositivas, expositivas dialogadas, aulas prátias, atividades de campo e incentivo a iniciação científica e tecnológica.

Sistema Tecnologico.

A avaliação do desempenho escolar será feita nos termos da Organização Didático- Pedagógica/2013 do IFAC (art. 126 a 134), de forma processual, verificando o desenvolvimento dos saberes teóricos e práticos construídos ao longo do processo de aprendizagem.
Dentre os instrumentos e técnicas de avaliação que poderão ser utilizados destacam-se o diálogo, a observação, a participação, as fichas de acompanhamento, os trabalhos individuais e em grupo, testes, provas, atividades práticas e a auto-avaliação. Nessa perspectiva, a avaliação deverá contemplar os seguintes critérios:
• Domínio de conhecimentos (assimilação e utilização de conhecimentos na resolução de problemas, transferência de conhecimentos, análise e interpretação de diferentes situações problemas);
• Participação (interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas, estudos de recuperação, formulação e/ou resposta a questionamentos orais, cumprimento das atividades individuais e em grupo, externas e internas à sala de aula);
• Criatividade;

• Autoavaliação (forma de expressão do autoconhecimento do discente acerca do processo do estudo, interação com o conhecimento, das atitudes e das facilidades e dificuldades enfrentadas tendo por base os incisos I, II e III);
• Análise do desenvolvimento integral do discente no período letivo;
• Outras observações registradas pelos docentes.
Nos cursos superiores, será considerado aprovado o discente que obtiver média parcial igual ou superior a 70 (setenta) e tiver, no mínimo, 75% de frequência da carga horária em cada componente curricular/disciplina.

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