Projeto Político Pedagógico

O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Rio Branco Baixada do Sol, tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar no agronegócio estadual e nacional. O mesmo tem como ênfase principal o aprimoramento dos processos gerenciais das organizações rurais, comércio e indústria, agropecuário, agroindústrias e a construção do conhecimento amplo sobre os aspectos produtivos, administrativos e mercadológicos do setor, utilizando tecnologias de baixo impacto ambiental alinhado ao desenvolvimento sustentável, visando a otimização, reconhecimento e consolidação da produção.

Para isso, deverá desenvolver estudos e pesquisas que identifiquem o potencial regional, utilizando seu capital intelectual e o aprendizado adquirido para exercer sua atividade profissional de maneira ética com vistas ao bem-estar social e à sustentabilidade ambiental.

O profissional egresso do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio deve ser capaz de: 

● Planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio;

● Projetar mercados estratégicos para o agronegócio;

● Analisar indicadores de mercado;

● Aferir o desempenho da produção no agronegócio;

● Analisar e controlar custos de produção do agronegócio;

● Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio;

● Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais;

● Gerenciar empresas/propriedades rurais e

● Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação

Objetivos específicos:

● Promover um ensino de qualidade com ênfase nos fundamentos econômicos, financeiros e estratégicos do setor, visando o desenvolvimento sustentável da região;

● Proporcionar ao profissional uma visão especializada em cadeias produtivas com importância regional, estadual e/ou nacional, para que possa influenciar de forma positiva na inter-relação necessária entre a agropecuária, as indústrias de tecnologias e de transformação e o transporte e comercialização dos produtos advindos do campo;

● Promover a capacitação de profissionais para o gerenciamento de empreendimentos rurais, de unidades de beneficiamento, cooperativas, agroindústrias e de escritórios e/ou empresas agropecuárias com ênfase na sustentabilidade;

● Fomentar a qualificação de profissionais com foco no planejamento estratégico, visando o desenvolvimento econômico nacional, político, social e institucional da sociedade brasileira;

● Fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;

● Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;

● Propiciar aos profissionais habilidades e competências para atuar nos setores públicos e privados, com posturas ética e moral, assim como atuante  e sensível para perceber os desafios e construir caminhos para o desenvolvimento social e humano de uma forma sustentável.

A concepção metodológica proposta no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio traz como orientação central articular teoria e prática, aproximando o debate acadêmico da vida laboral e comunitária dos estudantes. O objetivo é criar condições teórico-metodológicas para que os alunos façam diagnósticos, problematizem sua realidade e reelaborem suas práticas de intervenção profissional, social e política a partir das leituras teóricas, fazendo a conexão dos saberes científicos e empírico com o mundo do trabalho.

Os elementos contidos na matriz curricular do curso, bem como todas as atividades descritas também nas ementas das disciplinas, possuem o objetivo de atender a uma metodologia que contemple ampla diversidade e recursos pedagógicos. A fim de se atender a uma definida área de conhecimento, que é a Tecnologia em Gestão do Agronegócios, o curso foi concebido com o objetivo de levar o conhecimento da área de gestão e administração e uni-la à área de agronegócios, considerando para tal que é um curso tecnológico.

Cada disciplina foi discutida e pensada a fim de permitir que as aulas sejam dinâmicas, participativas, explorando os diversos recursos pedagógicos para ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares que regem a instituição e que estão amparados por meio do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do IFAC.

A preocupação central do presente projeto pedagógico diz respeito à busca da indissociabilidade entre as atividades cotidianas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, à medida em forem sendo abordados e discutidos os elementos teóricos e conceituais das disciplinas, serão oportunizados espaços para que os estudantes participem e observem os arranjos produtivos do agronegócio e apliquem a teoria aprendida na prática, construindo novos conhecimentos, na perspectiva da formação qualitativa e comprometida com a transformação social.

Nesse sentido, serão realizadas ao longo do curso, aulas práticas, visitas técnicas, aulas de campo para coleta de dados, demonstrações, seminários para apresentação de trabalhos de disciplinas, bem como avaliações em grupo e individuais, dentre outras como debates, relatórios, painéis e orientações em grupo e individualizadas.

Será disponibilizado para tal, recursos didáticos tecnológicos tais como laboratórios de informática, laboratório multidisciplinar, softwares licenciados específicos, redes sociais para comunicação e divulgação de eventos e atividades desenvolvidas no campus. Além disso, recursos multimídias como vídeos e áudios e outros sistemas serão disponibilizados podendo auxiliar os docentes e toda a comunidade do curso.

Dessa forma, os docentes que estarão envolvidos no oferecimento do curso, trabalharão as disciplinas que serão ministradas semestralmente no período vespertino seguindo os planos de ensino e todas a normas e legislação vigentes. O conteúdo das disciplinas está concatenado com o cerne do objetivo do curso, que permitirá ao aluno o domínio de fundamentos, princípios e bases científicas seguras para o amplo desenvolvimento das competências da Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Coordenação liga à Direção de Ensino

A Comissão Própria de Autoavaliação - CPA coordenará e implementará as ações previstas no projeto de autoavaliação, segundo as diretrizes do SINAES, com vistas a subsidiar os processos de autorização e reconhecimento de cursos, bem como, recredenciamento da instituição. As atividades da CPA são regidas e regulamentadas por regimento próprio, elaborado pela Comissão e aprovada pelo Conselho Superior do IFAC – CONSU. Nesse sentido, o projeto de Avaliação Institucional do IFAC para triênio 2021-2023 compreende todas as etapas necessárias à consecução dos objetivos da autoavaliação institucional, sendo organizado pela CPA. Esta é composta por representantes dos três segmentos que formam a comunidade acadêmica do IFAC (discentes, docentes e técnico- administrativos), eleitos por seus pares em cada campus, e os representantes da comunidade externa terão seus nomes indicados e aprovados pelos membros representantes de cada Campus. Conforme o roteiro de autoavaliação sugerido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, o processo importará na avaliação de 10 (dez) dimensões. Os atores competentes para realizarem a avaliação, bem como as épocas e as formas de aplicação dos instrumentos de coleta de dados estão descritas na Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. A periodicidade da aplicação dos questionários será a cada três anos, seguindo o mandato da CPA vigente e a rotina do processo de autoavaliação institucional, que contempla a emissão de Relatório Final no período de três anos.

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