Projeto Político Pedagógico

De acordo com o Parecer CNE/CES nº 1301/2001, aprovado em 06/11/2001, que define as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas o licenciando em Ciências Biológicas, deverá ser:
● Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
● Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
● Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
● Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
● Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
● Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
● Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

O Licenciado em Ciências Biológicas atuará na docência de ensino fundamental e médio, em sistemas formais e não formais, particulares e públicos de ensino, além de projetos, ações, programas e práticas voltadas e inseridas no contexto da educação ambiental.
O campo de atuação do profissional Biólogo é muito amplo e diversificado, podendo o mesmo atuar em uma grande quantidade de áreas e subáreas da Biologia, as quais se encontram, atualmente, em franca expansão. Nas últimas décadas, a Biologia tem sido alvo da atenção mundial e recebido um destaque especial na mídia por vários motivos, entre eles o grande avanço tecnológico e os graves problemas ambientais que afligem a humanidade nas mais diversas regiões do planeta.
Esta explosão de conhecimento e necessidades tem gerado inúmeras e novas formas de atuação e opções de trabalho. Os tipos de atividades que cada profissional Biólogo poderá exercer e seu campo de atuação específico é definido pelo “currículo efetivamente realizado”, podendo atuar no controle microbiológico de pragas, controle de doenças endêmicas, no controle de zoonoses, no controle de infecção hospitalar, em vigilância epidemiológica e sanitária, no diagnóstico laboratorial (bioquímico e cromossômico), em análises de paternidade e biologia
forense, em educação ambiental, entre muitas outras.
A empregabilidade na área das Ciências Biológicas é crescente, podendo se dar especial ênfase a setores como os abaixo discriminados, no mercado de trabalho do profissional Biólogo: Institutos de Pesquisa, Empresas Públicas e Privadas, Clínicas de Reprodução Assistida, Laboratórios de Análises Clínicas, Indústrias de Alimentos, de Fertilizantes, de Biocidas, de Laticínios, de Produtos Farmacêuticos, etc. Parques e Reservas Ecológicas, Secretarias e Fundações de Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Segurança e Turismo, Museus de História Natural, Herbários, Biotérios e Magistério Superior, conforme o sugerido nas Diretrizes e nas designações do Conselho Federal de Biologia.

Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
● Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
● Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
● Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
● Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
● Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
● Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
● Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
● Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
● Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

● Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
● Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
● Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

De acordo com o Artigo 22, da Lei nº. 9.394/96, no que se refere às disposições gerais da Educação Básica: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. E no Artigo 35, quanto às finalidades do Ensino Médio, temos o seguinte: Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores”
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, enquanto formador de professores que deverão atuar na educação básica, considera a importância da formação de docentes conscientes do seu papel para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim o curso, tem como objetivos a formação de docentes conscientes da sua prática pedagógica, e que estes também consigam perceber a importância da docência a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres
A matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contempla a importância do conhecimento científico já produzido pela humanidade, e que este conhecimento é construído continuamente ao longo da história. O egresso deverá compreender de maneira clara a metodologia e filosofia da construção do conhecimento científico, e que a ciência é produzida diariamente por meio do método científico, que inclui hipótese, observações, análise de dados, refutações, e que o conhecimento é modificado/adaptado à medida que novas evidências científicas vão surgindo.
Por ser um curso de licenciatura, a matriz curricular é formada tanto por disciplinas de caráter específico, quanto pedagógico. Para uma formação de egressos aptos a atuarem como docentes na educação básica, o curso ofertará disciplinas específicas que abordam a formação pedagógica, o saber pedagógico, a relação teoria e prática, assim como também a reflexão da atuação enquanto docente. 9
As disciplinas presentes na matriz curricular, tanto as de caráter pedagógico quanto às biológicas, assim como a carga horária destinada às Práticas como Componentes Curriculares, as Atividades Complementares, as disciplinas de Projetos Integradores, os Estágios Curriculares, 

deverão todas buscarem a interdisciplinaridade, e os licenciados deverão a cada disciplina/conteúdo abordada refletir sobre a sua futura prática docente.
As disciplinas de cunho biológico presentes na matriz curricular também deverão prever a realização de aulas práticas nos laboratórios pertencentes à instituição, visitas à Museus de ciências (mesmo que seja de forma online) e aulas de campo, com o objetivo de o aluno observar como se dá a construção do conhecimento científico por meio de experimentos científicos, observações do meio ambiente, a interação entre diferentes formas de vida, e como o homem por meio de sua ação modifica o ambiente a sua volta.
Será incentivado entre os docentes do curso buscarem práticas de ensino inovadoras, sobretudo diante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e Metodologias Ativas de Aprendizagem, tai como ensino por investigação, ensino baseado em projetos, que são práticas que convidam o discente à reflexão tanto do ponto de vista da ciência quanto do ponto de vista da sua prática pedagógica.
Diante do uso cada vez mais abrangente da internet, também deverá ser incentivado nos discentes o uso dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser realizado de diversas maneiras, seja por meio de redes sociais, sites de divulgação científica, canais de vídeos, documentários, visita à museus de ciências por meio virtual.
Também será incentivado que os discentes participem de projeto de Pesquisa, Extensão, PIBID, Monitoria, Semanas acadêmicas e demais eventos ligados tanto à divulgação de ciências quanto à formação docente. Também é de extrema importância que os alunos participem de oficinas que proponham a criação de recursos e materiais didáticos inovadores a serem utilizados nas aulas das disciplinas específicas do curso, nas disciplinas didáticas, estágios, práticas como componente curricular e em ações de extensão desenvolvidas nas escolas.
O discente do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas deverá ter consciência que o processo de aprendizagem muda de acordo com o surgimento de novas tecnologias e teorias da aprendizagem/ensino, sendo necessário a busca por uma formação docente continuada, para que este professor esteja sempre se atualizando sobre novas metodologias de ensino.

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Considerando a Portaria Normativa do MEC/Nº 40/2007 que institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE verifica o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Os docentes das diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular do PPC do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, deverão abordar questões de provas anteriores do ENADE em suas avaliações, como forma de preparar os alunos para a prova ENADE.

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