Projeto Político Pedagógico

Professor para atuar na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, é esperado que os egressos adquiram uma base sólida de conhecimento em sua área de formação, bem como o domínio de práticas pedagógicas que contribuam efetivamente para o processo de ensino e aprendizagem das Ciências Biológicas. Somado a isso, um profissional com perfil de professor- pesquisador, que seja capaz de repensar suas práticas com intuito de aperfeiçoá-las, bem como desenvolver, por meio do 2º pilar, Pesquisa, formas de intervir na realidade regional. Além de consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional o egresso apresentará:

Compromisso com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional pela ética e rigor científico;

Espírito crítico e compromisso com a cidadania e a preservação da vida e domínio dos conteúdos na área de ciências e biologia e da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação dos recursos naturais e manejo da biodiversidade;

Conhecimento das disciplinas com as questões educativas e socioculturais do aluno;

Diferentes linguagens e tecnologias na promoção da aprendizagem, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

Compromisso com uma formação continuada e abertura para inovações, devendo para isso desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de artigos científicos nas áreas de Biologia, Educação ou áreas afins e;

Progresso científico, tecnológico e social, em busca da transformação da realidade e melhoria da qualidade de vida, objeto da docência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Outra atitude esperada destes profissionais é capacidade de desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação tendo a percepção da prática docente de Ciências e de Biologia e como um processo dinâmico em um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente. A titulação conferida aos egressos será Licenciatura em Ciências Biológicas.

Entre os princípios da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Resolução CNE nº 2, 2015) está: a formação docente para todas as etapas e modalidades da educação básica como compromisso público de Estado, buscando assegurar o direito das crianças, jovens e adultos à educação de qualidade, construída em bases científicas e técnicas sólidas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; a colaboração constante entre os entes federados na consecução dos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, articulada entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições formadoras e os sistemas e redes de ensino e suas instituições; a garantia de padrão de qualidade dos cursos de formação de docentes ofertados pelas instituições formadoras; a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; um projeto formativo nas instituições de educação sob uma sólida base teórica e interdisciplinar que reflita a especificidade da formação docente, assegurando organicidade ao trabalho das diferentes unidades que concorrem para essa formação; a compreensão da formação continuada como componente essencial da profissionalização inspirado nos diferentes saberes e na experiência docente, integrando-a ao cotidiano da instituição educativa, bem como ao projeto pedagógico da instituição de educação básica.

De acordo com o que recomenda as Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CP nº 2/2015 quanto à formação de professores no Ensino Superior para a Educação Básica, o profissional, com relação às competências e habilidades comuns aos professores da educação básica, deve ser capaz de:

Estabelecer a comunicação pedagógica aberta e espontânea entre os alunos criando soluções apropriadas às diferentes situações;

Atuar de forma crítica, utilizando os conhecimentos nas diversas situações e na produção de novos conhecimentos;

Pensar e usar variedade de estratégias pedagógicas;

Organizar as situações pedagógicas de forma flexível e favorável à construção do conhecimento;

Promover uma prática educativa interdisciplinar e contextualizada relacionando teoria e prática;

Capacitar o profissional para desempenhar ideias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;

Proporcionar a reflexão sobre a prática pedagógica do ensino fundamental e médio, mediante o aprofundamento teórico contextualizado dos conteúdos;

Proporcionar conhecimentos de técnicas estatísticas e matemáticas que sirvam como instrumento de representação e interpretação de dados biológicos;

Elaborar e executar projetos pautados em princípios éticos e políticos.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas busca a formação de docentes conscientes da sua prática pedagógica, e que estes também consigam perceber a importância da docência na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Por ser um curso de licenciatura, a matriz curricular é formada tanto por componente curriculares de caráter específico, quanto pedagógico. Contempla a importância do conhecimento científico já produzido pela humanidade, e que este conhecimento é construído continuamente ao longo da história. Os componentes curriculares presentes na Matriz Curricular, tanto as de caráter pedagógico quanto às biológicas, assim como a carga horária destinada às Práticas como Componentes Curriculares, as atividades complementares, os componentes curriculares de Estágios Curriculares, deverão todas buscarem a interdisciplinaridade, e os alunos deverão a cada disciplina/conteúdo abordada refletir sobre a sua futura prática docente.

As disciplinas de cunho biológico presentes na Matriz Curricular também deverão prever a realização de aulas práticas nos laboratórios pertencentes à instituição, aulas de campo, com o objetivo de o aluno observar como se dá a construção do conhecimento científico por meio de experimentos científicos, observações do meio ambiente, a interação entre diferentes formas de vida, e como o homem por meio de sua ação modifica o ambiente a sua volta.

O discente do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas deverá ter consciência que o processo de aprendizagem muda de acordo com o surgimento de novas tecnologias e teorias da aprendizagem/ensino, sendo necessário a busca por uma formação docente continuada, para que este professor esteja sempre se atualizando sobre novas metodologias de ensino. Será incentivado entre os docentes do curso buscarem práticas de ensino inovadoras, sobretudo diante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e Metodologias Ativas de Aprendizagem, tais como ensino por investigação, ensino baseado em projetos, que são práticas que convidam o discente à reflexão tanto do ponto de vista da ciência quanto do ponto de vista da sua prática pedagógica.

Diante do uso cada vez mais abrangente da internet, também deverá ser incentivado nos discentes o uso dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser realizado de diversas maneiras, seja por meio de redes sociais, sites de divulgação científica, canais de vídeos, documentários, visita à museus de ciências por meio virtual.

O incentivo aos discentes da participação de projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, PIBID, Residência Pedagógica, Monitoria, Semanas acadêmicas e demais eventos ligados tanto a divulgação de ciências quanto à formação docente será constante. Sendo de extrema importância que os alunos participem de oficinas que proponham a criação de recursos e materiais didáticos inovadores no projeto IFMaker, por exemplo, a serem utilizados nas aulas das componentes curriculares específicas do curso,

nas componentes curriculares didáticos, estágios, práticas como componente curricular e em ações de extensão desenvolvidas nas escolas.

Para uma formação de egressos aptos a atuarem como docentes na educação básica, o curso ofertará componente curriculares específicas que abordam a formação pedagógica, o saber pedagógico, a relação teoria e prática, assim como também a reflexão da atuação enquanto docente. O egresso deverá compreender de maneira clara a metodologia e filosofia da construção do conhecimento científico, e que a ciência é produzida diariamente por meio do método científico, que inclui hipótese, observações, análise de dados, refutações, e que o conhecimento é modificado/adaptado à medida que novas evidências científicas vão surgindo.

Coordenação de Curso e Diretoria de Ensino.

Conforme o roteiro de autoavaliação sugerido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, o processo importará na avaliação de 10 (dez) dimensões. Os atores competentes para realizarem a avaliação, bem como as épocas e as formas de aplicação dos instrumentos de coleta de dados estão descritas em cada item que segue. A periodicidade da aplicação dos questionários será a cada três anos, seguindo o mandato da CPA vigente e a rotina do processo de autoavaliação institucional, que contempla a emissão de Relatório Final no período de três anos.

Baixar Arquivo
Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação - DSGTI - IFAC | Copyright © 2006-2024 - UFRN - anchova.ifac.edu.br.srv2inst1 17/05/2024 03:45